top of page

Lei do Pertencimento: O direito de fazer parte


O Psicoterapeuta Alemão Bert Hellinger tem estudado e observado diversos sistemas familiares, organizacionais, escolares entre outros nas últimas 4 décadas e uma de suas descobertas foi que não importa a localização, todos são regidos por três leis naturais: Lei da Ordem, Lei do Pertencimento e Lei do Equilibrio.

Neste breve resumo, nosso foco será a Lei do Pertencimento:

Todos fazemos parte de diversos sistemas: nascemos em uma familia, trabalhamos e estamos inseridos em um sistema organizacional, ou nossa própria empresa como autonômos, quando cursamos algum estudo, pertencemos ao sistema daquela escola, universidade, quando nos casamos entramos em outro sistema familiar que não é mais o sistema de origem. E pertencemos à este sistema, temos o diretor de fazer parte dele e quando alguém é excluído, emaranhamentos podem ocorrer.

Vamos ilustrar com um caso ficticio, mas que pode auxiliar na compreensão desta lei:

Imaginemos que existe um sistema familiar composto por um casal e dois filhos, então, este casal se separa com muitas brigas e discussões, a mãe fica com a guarda das crianças e decide mudar de estado e afastar da convivência com o pai. Age como se ele não existisse, evita comentar com as crianças, tenta a todo momento excluir este pai deste sistema. Mas vamos pensar que o homem pode ter se separado da mulher, mas o pai pertencerá para sempre no sistema desta familia. E muitas vezes, percebemos que um dos membros do sistema, repete comportamentos do que foi excluída, agindo guiado pela consciencia coletiva que o impulsiona a incluir de alguma forma este membro exluido.

Assim, nosso convite é para que você possa olhar com respeito para todos os membros dos sistemas que você pertence e mesmo que você não deseje ter convivencia com esta pessoa, tudo bem! Mas aceite conscientemente que você gostando ou não, ela faz parte deste sistema.

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page