top of page

A Carreira começa dentro de nós...

Antes de começar a ler este texto, responda às seguintes perguntas para você: Como saber quando estamos bem em nossa Carreira?

  • De 0 a 10 - O quanto você se sente realizado com sua atual carreira? (Sendo 10 totalmente realizado e 0 nada realizado)

  • De 0 a 100 - Qual a porcentagem de tempo do seu dia de trabalho você se dedica a usar o seu maior talento? O seu maior Potencial?

  • Você sabe qual o seu maior talento?

Essas são algumas das perguntas usadas por um Coach ao fazer um diagnóstico de Carreira e o mais importante é: As respostas te deixaram satisfeito(a)?

Muitas vezes quando somos procurados com o tema Carreira, na qual, a demanda que o cliente traz é para saber o que está acontecendo com ele no seu âmbito profissional, pois ele se sente triste, ou desestimulado, ou não percebe mais crescimento dentro da empresa, ou deseja sair e não sabe como fazer ou seu negócio próprio não está indo bem ou ainda tem problemas com seu chefe ou seu colega de trabalho.

Entretanto, com um pouco mais de investigação (fazendo as perguntas certas) podemos perceber que toda a questão começa dentro do cliente, das coisas que ele não entende ou não conhece sobre si mesmo, da sua falta de auto-percepção, sua dificuldade em saber o que realmente quer para si, muitas vezes não sabendo identificar qual é o seu maior talento ou o que de melhor tem para oferecer para o mundo.

Quando incluímos o olhar das Constelações Sistêmicas percebemos que para fazermos um movimento para o mundo, precisamos olhar primeiro para o movimento que nos trouxe ao mundo, ou seja, para aqueles que nos deram a vida: nossos pais.

Então, ficamos com mais um questionamento: qual a sua postura perante aqueles que te deram a vida? Existe aceitação de como eles são e do destino que eles tem? Talvez um olhar amoroso ou de gratidão? Em alguns casos existe uma postura de julgamento de como eles são ou como deveriam ser, em outros momentos um desejo de se colocar como igual? Ou até mesmo como superior à aqueles que vieram antes, dizendo: "Vou fazer melhor do que vocês".

Assim, se a Carreira começa dentro de mim, dentro do que eu posso oferecer para o mundo, do meu talento e do meu potencial, mas eu já tenho uma postura exigente, infantil e de julgamento com aqueles que me trouxeram ao mundo e tenho uma forma de lidar, reagir e me comportar como posso ser um adulto realizado? Como posso oferecer algo de bom, se não gosto do que genética e sistemicamente eu herdei?

Além disso, é dentro da Família que vivenciamos nosso primeiro contato com o convívio social, ou seja, em grupo e neste ambiente vamos aprendendo a como devemos nos comportar em determinadas situações, vamos criando hábitos e moldando nosso jeito. E que o que fazemos ou como nos comportamos neste contexto, será o que reproduziremos nos demais sistemas sociais em que seremos inseridos: Escola, Clube, Trabalho etc.

Por isso, acreditamos que o primeiro passo para trabalhar uma carreira é se permitir a conhecer um pouco mais de si mesmo, sobre o que você tem de melhor a oferecer ao mundo e dos reais conflitos que permeiam as suas angústias e questões, para em seguida poder identificar o que você deseja e planejar as etapas para chegar lá.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page